Crónicas

MULHER (feliz mês da mulher moçambicana)

Mulher! Eu sei que desta vez celebrarás teu dia em um carnaval de máscaras N95 mas tuas virtudes não deixarão de brilhar. Seus seios retesados ainda empolgam – se no peito como massalas maduras da minha terra, prontas para cair.

Preta negra dona de todos molhos, pele da côr de amarula. E continuas mulher.Menina que sorri com os olhos e olhas com a alma. Que tocas com o coração. Que vais além do teu próprio limite. Que te desafias.

Tú és assim, com cabelos soltos e respirando certezas. Certezas de que a vida passa e é preciso viver cada segundo. Que os dias correm com a corda do tempo, mas as coisas boas ficam para te lembrar que a beleza tem casa no olhar.

Tú sabes que nada vem do nada, que é preciso trabalhar duro vencendo dia após dia.Tú sabes que chegará o dia da vontade de jogar tudo para o alto e muitas vezes irás jogar, mas aquilo que faz o teu coração pulsar mais rápido, irás guardar onde ninguém poderá tocar.Tú abraças o mundo e sorris de volta.

Tú te jogas para a vida e devolves flores e amores. Tú és linda da cabeça aos pés. Tú não fazes questão de seres madura o tempo todo. Danças na chuva para lavares a alma e deixas escorrer pelo chão as coisas da vida que não merecem tua atenção.

Te agarras no balanço da vida enquanto o vento sopra todos os sonhos que um dia foram deixados dentro da gaveta.Hoje tú sabes que precisas sonhar. Que sonhar é um jeitinho de te manteres forte, firme e de pé.

A maneira de ainda acreditares que seguir em frente é necessário e que um coração que é capaz de sonhar pode levar – te aonde nunca imaginaste, e tens dentro de ti os maiores sonhos do mundo.Talvez o homem nunca compreenda por completo o que é ser mulher.

Concordo. Porém, a impossibilidade da perfeita compreensão não diminui a importância de tentar fazê – lo. Afinal, de que outra forma vencemos os preconceitos? De que outra forma conquistamos a igualdade senão pela empatia e o esforço de colocar – se nos pés alheios?

Rãsman Virgílio Ubisse.

 312 Total de Vizualizações,  2 Vizualizações de Hoje